quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O QUE É POESIA?


POESIA é algo que excede o "eu" do poeta, transfigurado em metáforas. Mais do que forma e conteúdo, o que caracteriza a poesia em sua essência é sentimento.

Não sou poeta porque escrevo versos, porque consigo me expressar com ritmo, mas porque sinto diferentemente o pulsar da vida em cada coisa, em cada ser. Sou poeta desde antes de escrever uma palavra porque a contemplação não necessita de uma linguagem.

Desde que me conheço por gente, vejo de uma maneira especial o Sol nascente, o azul das manhãs, as borboletas com semeadura nas asas, os ipês amarelos, os olhos da amada... Apenas por isso já seria poeta.

Busco a doçura no improvável, com uma ingenuidade que os broncos ainda não assimilam. Se não a encontro, então, rabisco minha insatisfação no papel em branco - espectro de brasa dissipada. De outra forma, caso encontre o que procuro, registro minha alegria - indício de fogo na alma.

O resultado escrito é sempre uma catarse de emoção maior, de prazer ou de dor.

A sensibilidade de um temperamento poético, percebe-a os outros no poema (que não passa de interpretação). A isso chamam de poesia.

Acima da originalidade e beleza, condições indispensáveis de sua aparição fenomênica, a POESIA é algo que excede o "eu", transfigurado em metáforas.

(Texto publicado na coluna do Expresso Ilustrado em 2004)

2 comentários:

Fátima disse...

Caro Froilam,
este texto não é poema, mas é poesia pura!
Belíssimo!
Que a Graça Divina esteja smepre contigo, com vocês.

angel disse...

Para ser poeta precisamos de uma alma sensível e isto você tem. Não importa se aquilo que espressamos está em forma de versos ou de prosa ou apenas num olhar. O importante não é a forma de manifestar essa sensibilidade mas a sensibilidade em sí.
Abraço
Angel