sábado, 14 de fevereiro de 2009

COOPERATIVA

Uma cooperativa é uma cooperativa é uma cooperativa... Os lucros obtidos na comercialização dos produtos agrícolas, saldados todos os gastos indispensáveis para manter a entidade, deverão ser redistribuídos aos sócios, a TODOS OS SÓCIOS, de uma forma proporcional ao montante entregue individualmente. O que ocorria com a Cooperativa Tritícola Santiaguense? Essa entidade comprava o produto de seus sócios, descontando-lhes um alto percentual de umidade e impureza, para vender depois. Feito o acerto, o sócio deixava de existir, perdendo o crédito inclusive (caso não tivesse mais produto depositado). O lucro da cooperativa já estava garantido com o desconto feito na compra. Uma coisa precisa ser escrita com letras maiúsculas: A ENTIDADE É MAIS QUE SEUS DIRETORES.
Ontem passei pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, curioso para ler seu estatuto. O Artigo 3º - DEVERES DO SINDICATO - me chamou a atenção:
d) Incentivar a criação de associações cooperativas para a classe representada.

2 comentários:

Márcio Brasil disse...

O que ocorre é que a nossa Cooperativa Tritícola infelizmente serviu muito mais a interesses de uma parcela dos associados, os quais enriqueceram em cima dos pequenos associados que, hoje, são os maiores prejudicados. Afinal, como pode ter tanta gente com dívidas astronômicas integrando a famoso lista e, no entanto, mantendo o mesmo crédito junto a entidade para, inclusive, desfrutar do privilégio de fazer compras no supermercado pagando o preço de custo dos produtos e beneficiando-se duplamente da entidade. Hoje, há o desemprego de muitos e o prejuizo de tantos para o desfrutar de tão poucos.

Al Reiffer disse...

Obrigado, Froilam. O livro está pronto, embora enquanto não lanço, vá passando por revisões e atualizações, afinal, um livro, por mais que a gente se esmere, parece que sempre pode ser melhorado. Mas pretendo publicá-lo no 1º semestre deste ano. Abraços.