sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CINQUENTA ANOS

Amanhã, 24 de janeiro, este colunista festeja seu quinquagésimo aniversário. Por mais recato que eu quisesse manter, ao extremo de não fazer qualquer referência à data, uma emoção maior excede meu autocontrole e requer a palavra. Ao longo desta semana, oscilei entre o silêncio e a enunciação, decidindo-me a escrever sobre meus 50 anos. Astronomicamente, 50 anos equivale a 50 voltas da Terra em torno do Sol e a 1.863 dias, ou voltas do planeta sobre seu eixo. Psicologicamente, o meu tempo apresenta diversos aspectos, do mais simples ao mais complexo. Para expressá-lo satisfatoriamente, eu necessitaria de quilômetros de prosa. O espaço que disponho aqui me permite um breve comentário (que o faço em forma de uma alegoria campeira). Aos 50 anos, cavalo e cavaleiro andam ao tranquito nesta longa estrada. O cavalo (corpo) se estropia de quando em vez, mas o cavaleiro (alma) é calmo, solidário. Os problemas físicos de um são compensados pela inteligência de outro. Houve uma fase em que o então potro corria campo afora, quase escapando do controle de seu dono inexperiente. Cedo aprendeu, todavia, que sua liberdade tinha um freio, determinado pelas próprias limitações e pelas limitações daquele que sempre o conduzia. Em fase subsequente, era o cavaleiro que gostava de correr a toda brida, mas o cavalo troteava apenas. Nem sempre o conjunto foi harmônico. Em certas encruzilhadas, quando o instinto apontava para um lado, a razão impunha o rumo oposto. Hoje já não divergem mais. Trazem a mesma doçura nos olhos. Ao completar 50 anos neste sábado, estarei no Rincão dos Machado, onde reencontro o campo e o céu dos meus sonhos.
(Coluna do Expresso Ilustrado desta sexta-feira)

6 comentários:

angel disse...

Parabéns meu caro!
Primeiramente pelo aniversário e depois pela linda imagem de cavalo e cavaleiro. Acho que é uma comparação perfeita ao corpo e alma que vivem se degladiando e nem sempre se entendem. mas desejo-te toda felicidade do mundo e que um dia cavalo e cavaleiro possam trotar juntos pelo mundo só a colher flores e levando na bagagem a saudade dos tempos bem vividos.
Abraço
Angela

helo flores disse...

Ôba, mais um pro nosso time!
Bem-vindo, amigo. E não te assustes, não, que é uma idade super bonita.
A verdade é que com o passar do tempo é que ficamos melhores.
Um grande abraço.
E um monte de felicidade, emoções à flor da pele e muita poesia, sempre.

Helô

Day disse...

PARABÉNS!!!!!!!!!!

Rafael Nemitz disse...

Parabéns meu amigo!
Não encontrei outra forma de te abraçar a não ser por aqui.

Que este final de semana seja muito especial em tua vida. Comemora com todas as tuas forças mais este aniversário!

Saúde e Paz!
Muitas Felicidades!

Um caloroso abraço!

Anônimo disse...

Parabéns, Froilam!

Um abraço,

Nivia

Fátima disse...

Parabéns, Froilam, e muitas felicidades!
Abraços.
Fátima