quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

ESTAMOS ANTENADOS

Prefeitura de São Leopoldo toma medidas contra falta de água
Equipes de fiscalização estarão circulando pelas ruas para controlar o desperdício
Em estado de alerta pelo baixo nível do Rio do Sinos, autoridades de São Leopoldo reuniram-se nesta quarta-feira para traçar um plano estratégico para driblar os efeitos da estiagem na região. Um conjunto de medidas emergenciais serão adotadas na cidade, entre elas, um decreto assinado pelo prefeito Ary Vanazzi (PT) que determina a formação de uma equipe de fiscalização e orientação que irá monitorar o desperdício de água na cidade. A equipe terá o poder de notificar e multar quando houver uso indevido de água. O decreto entra em vigência por 90 dias. Enquanto estiver em vigor, a água deverá ser usada unicamente para fins domésticos e higiênicos. Os estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais deverão restringir o uso de água potável ao mínimo indispensável para suas atividades consideradas essenciais.
— Vamos agir com rigor até o final do verão. Estamos com um consumo 30% acima do normal. Assim, vamos penalizar quem for reincidente — avisa o prefeito.
Terça-feira, o rio atingiu a marca de 45 centímetros na estação de captação de água do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), provocando falta de água em alguns bairros. Esta foi a menor medida dos últimos 10 anos. Com a chuva da madrugada o nível subiu para 70 centímetro, 20 acima do nível de alerta. O acréscimo, porém, não é motivo para comemoração. A situação é de alerta, enfatiza Vanazzi.
— Mesmo com o rio baixo as pessoas lavam carros e calçadas com mangueiras. Isso gera um grande desperdício — expõe Vanazzi.
[...] É esperada a colaboração dos agricultores que utilizam a água do rio, especialmente para o plantio do arroz. Uma grande campanha de comunicação também será posta em prática a partir de segunda-feira. Carros de som passarão pelos bairros anunciando que é tempo de racionamento. O decreto assinado pelo prefeito dá base legal para que o Semae autue as pessoas que gastarem água de forma inadequada, seja lavando carros ou calçadas. Denúncias poderão ser feitas pela população através do telefone 0800 51 02 910. Além disso, três equipes de fiscalização estarão circulando pelas ruas e caso flagrem qualquer tipo de desperdício entregarão um registro de alerta ao cidadão. Se a mesma pessoa voltar a contrariar o pedido, será multada em taxas a partir de R$ 38.
Estão proibidas:
• Lavagem de veículos automotores da qualquer espécie com o uso de água potável distribuída pela rede pública
• Os postos de lavagens de veículos não poderão utilizar-se da água potável distribuída pela rede publica para lavagem de quaisquer tipos de veículos automotores
• Irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como qualquer outro uso de água tratada, que possa significar o uso não prioritário
• Reposição total ou troca de água de piscinas e reservatórios de clubes, entidades ou residências
• Lavagem de calçadas de prédios, condomínios ou residências
(Matéria publicada no Zero Hora on line de hoje, que vem ao encontro da preocupação dos blogueiros de Santiago. Menos mal que nossa cidade não necessita de medidas radicais, como as adotadas por São Leopoldo.)

Um comentário:

Márcio Brasil disse...

É isso aí, Froilan. Belo exemplo dá o município de São Leopoldo com relação a preservação da água. Porém, claro, um exemplo que advém da necessidade, confirmando a velha máxima que os teimosos só aprendem a nadar quando a água está batendo no queixo. Desperdício de água potável é crime ambiental e deve ser tratado como tal. Está aí o nosso pleito, a nossa mini-campanha blogueira. E, que tal se unirmos ainda mais forças nessa luta e levarmos adiante essa idéia. Um forte abraço ao amigo e a talentosa poetisa Erilaine!!!