sábado, 6 de dezembro de 2008

COOPERATIVA TRITICOLA

O X da Questão do Expresso Ilustrado, como havia sido previamente anunciado, faz uma longa entrevista com o presidente da Cooperativa Tritícola de Santiago. Como leitor exigente, esperava que o Leandro abrisse o jogo realmente, listando o nome dos devedores, pelo menos dos 72 que estão sendo executados.
Em 1979, trabalhei no setor de comercialização. Naquele mesmo ano houve eleição para presidente: Osvaldo Kempa versus Manuel Cardinal. Obviamente, ganhou a situação. No outro dia, fui mandado embora. Meu pai, pequeno agropecuarista do Bom Retiro e um dos mais antigos sócios da Cooperativa, engajara-se numa campanha pela mudança. Os velhos e enriquecidos dirigentes da Tritícula não perdoaram e me deram o famoso chute.
O que acontecia na Comercializaçao era um assalto ao agricultor que entregava o produto. Independentemente da qualidade da soja, era-lhes descontado um total de 18% (impureza e umidade). DEZOITO POR CENTO! Em muitos casos, 5% já seria um exagero. Por que aqueles pequenos agricultores que faziam filas na frente do balcão não reclamavam mais? Eram impotentes diante do gigante em que se tornava a empresa, digo, seus diretores.
Paradoxalmente, quanto mais crescia a Tritícola, mais se dirigia para a situação atual, para o caos financeiro. As más administrações viciaram. Não resta dúvida, essa sociedade precisa ser desfeita, com a cobrança judicial de quem deve e o pagamento integral aos credores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho a cobrança legítima.
A pergunta que não quer calar é:

Quem vai pagar a conta? Afinal de contas a própria cooperativa deve mais que seu próprio patrimonio. Assim sendo, na ordem correta, o primeiro a ser ressarcido é o Governo e seus impostos depois os empregados, depois os CREDORES e POR ÚLTIMO OS ASSOCIADOS!!!

Então me responda. VAI ENTRAR NA JUSTIÇA PARA COBRAR DE QUEM????

SOMENTE AOS DEVEDORES INTERESSA QUE A COOPERATIVA QUEBRE. Todos que tem para receber precisam desesperadamente que ela continue funcionando. Só assim recuperarão o que não puderam resgatar hoje!