domingo, 16 de novembro de 2008

ALGUNS REGISTROS

Sexta-feira, eu, Erilaine e Márcio Brasil fomos à casa de Ilda Cortelini, viúva de Eurides Nunes. O objetivo dessa visita era fotografar a gaita ponto, mas anotamos dados para a biografia e pegamos emprestados os discos com a participação do artista. Mais tarde, na Komplementus, o Francisco Espenosse fez uma cópia do disco solo com doze músicas de Eurides Nunes. O homem era um grande compositor musical.
oo
O que está acontecendo com a Santiagonet? No feriado de ontem, neca. Até há algumas horas, neca. Telefone 3251-5000, neca. Celular de sobreaviso, neca. Um dia fora é muito para este blogueiro assíduo.
00
Poucos feriados foram mais respeitados em nossa cidade que o da Proclamação da República, na data de ontem. Observância da nova lei. Domingo, pelo jeito, perdeu a condição de feriado, isto é, dia de descanso. Prova da moderna laicização da nossa sociedade. O rádio informava ontem que o mercado da Tríticola (Bento Gonçalves) abriria hoje.
00
O Baile de Debutantes do Grêmio é, certamente, o evento mais bonito que se realiza em Santiago. O maior responsável pelo seu sucesso é o casal presidente, Sidinei Ouriques Lopes e Débora Santos. Este ano, a Mara Madalosso se superou na decoração. Até o teto do salão nobre foi coberto de tecido branco. O Cristian Souto substituiu dr. Carlos Alvin na apresentação do protocolo. A Erilaine escreveu a mensagem, e eu produzi os poemas de chamada das debutantes. Duas estrofes:
oo
No jeito (assim) de menina
já a mulher se revela.
Teus sonhos de cinderela,
cheios de tímidos "ais",
ganham contornos reais
para vivê-los - GRAZIELA!
oo
Os sonhos cantam a vida
dançante, numa ciranda.
A tua vida demanda
um canto feito de sonhos
que sonhas nestes risonhos
e vivos dias - FERNANDA!
oo
Os padrinhos foram Ruderson Mesquita Sobreira e Marisane Tolfo Sobreira. Animação da Banda Inovação. Meninas-moças que debutaram este ano: Laís Dapieve Guterres, Isadora Fiorenza Snovareski, Alana Estivalet Muccillo, Enduel Martins dos Santos, Gabriela Dalla Giacomassa Rocha Thomaz, Graziela Jardin Souto, Thais Minussi Salem de Freitas, Fernanda Siqueira Lemes e Gabriella Lavarda do Nascimento.
oo
Ainda não sei quem ganhou o Prêmio Fato Literário 2008. O resultado saiu hoje, às 18 horas. Os três indicados eram Luís Augusto Fischer, Vitor Ramil e Zilá Bernd. Fischer é professor, pesquisador, escritor, crítico literário. (Ele personifica o artista moderno, que produz e critica.) Ramil é cantor, compositor e romancista. Bernd é professora e pesquisadora da UFRGS na área de literatura comparada.

Nenhum comentário: