segunda-feira, 6 de outubro de 2008

EM DEFESA DOS SELVAGENS

Um renomado jornalista da Globo assim conclui seu comentário sobre a adulteração da gasolina nos postos brasileiros: “A selvageria vai tomando lugar da civilização”. Anotei essa “pérola” discursiva na minha caderneta de bolso, pensando em transcrevê-la mais tarde (como o faço agora). A mídia e o senso comum compartilham do complexo egolátrico, incrustado na crença de que a civilização é sinônimo de um estágio avançadíssimo da evolução humana. Não me custa repetir que essa crença tem raízes na metafísica e nos dogmas cristãos, justificada como essência espiritual. A civilização coincidiria com a tomada de consciência da relação homem–deus. Para compreender os atos violentos, erroneamente classificados de bárbaros ou selvagens, avalia um artigo interessante, deve-se começar pelo preconceito esquizo-paranóide, que separa eu=bom=amigo do outro=mau=inimigo. Em estados anteriores, prossigo inquiridor, praticava-se a pedofilia? Praticava-se o incesto? Comumente, ouve-se sobre um pai que estupra a própria filha, de um pai ou de uma mãe que cometem filicídio, que tal violência constitui uma selvageria, uma barbárie (remetendo a estágios primitivos, de domínio dos instintos). Leituras de História Natural me autorizam a dizer que nossos ancestrais, sejam caçadores ou agrícolas, não matavam com a hediondez que a civilização é capaz de segregar no espírito do(s) assassino(s). Noutros tempos, a vida e a morte se cercavam de significações mítico-religiosas, totens e tabus que as protegiam contra o desvalor, a banalização. Não é a primeira vez que saio em defesa dos selvagens e dos bárbaros. Por mais broncos que fossem os antepassados humanos, não estupravam e tampouco matavam seus próprios filhos.
oo
O quadro acima, Guernica, foi pintado por Pablo Picasso, o maior gênio da pintura do século XX. Para mim, Guernica pode ser uma das representações pictóricas de nossa civilização.

Um comentário:

Diego Neves disse...

Com certeza, um texto com o qual concordo pleamente.
Confesso que ainda não havia feito essa análise antes. Muito bem observado.

Nesse fim de semana, fui visitar a família em Bento e fiz uma descoberta bastante interessante: meu pai foi da tua turma nos tempos de escola. Conversávamos sobre literatura e Santiago, até que ele me contou.

Um abraço!