sábado, 27 de setembro de 2008

NÃO TENHO RAZÃO?

A grande piada (de mau gosto, diga-se de passagem) começou a ser escrita em 1998, com a elaboração do Protocolo de Kyoto, Japão. Em síntese, o documento propunha reduzir em 5% a emissão de dióxido de carbono até 2012. O potencial cômico se institui com essa percentagem insignificante. Grosso modo, equivale a pedir para o suicida que diminua em 5% a concentração do veneno já levado à boca. Engraçado, não é mesmo! O riso continua com a não adesão dos Estados Unidos ao tal protocolo. Para os países desenvolvidos e em acelerado desenvolvimento, o pouco 5% é muito. Ainda que a redução imediata fosse de 95% (isso só será possível com a escassez dos combustíveis fósseis ou com a agonia da espécie humana), os homens continuariam a poluir, transformando a atmosfera numa imensa lixeira. Kyoto estipulava 5%, não 95%. Todos sabemos que muitos países, entre os quais a China e a Índia, desenvolvem-se num ritmo que causa admiração ao mundo capitalista. A queima de carvão já propicia um ar quase irrespirável em Pequim. O consumo de petróleo quintuplica(rá) com as indústrias (que substituem a economia agrária) e com a frota crescente de automóveis. Em 2020, a China poluirá tanto quanto os EUA. Nenhum discurso será capaz de frear esse (pseudo)desenvolvimento. Nenhum acordo. Nada. Em Santiago, para citar um exemplo caseiro, o número de automóveis aumentou significativamente nos últimos anos. Nenhum dos nossos “ecologistas” anda a pé. Engraçado, não é mesmo!
oo
Repito a postagem feita em 7 de julho de 2008, texto publicado na coluna do Expresso Ilustrado no dia 11 de julho. Essa republicação se justifica a partir de uma notícia que li hoje na Folha on de que houve um aumento de 3% na emissão de CO2.

2 comentários:

Diego Neves disse...

O desenvolvimento sempre foi necessário. Na verdade, imprescindível. O problema começou quando o desejo pelo desenvolvimento se transfrormou em ganância. Se bem que não consigo imaginar um tempo em que a ganância não estivesse presente.
Já começamos errados, e responsabilidades social e ambiental não estão nos planos para o futuro. É desmotivante pensar que gastaremos nossas idéias pedindo providências, mas dificilmente mudaremos algo.
Um dia desses, li um artigo no qual os norte-americanos tentaram convencer todo mundo de que o aquecimento global é uma farsa. Pelo menos esse que tanto é falado. Têm a cara-de-pau de dizer que o homem não tem culpa disso. Colocaram a culpa até no arroto das vacas, que libera CH4. Como não ficar indignado com coisas assim? Precisamos estar à beira de um colapso pra que algo comece a ser feito.

Sobre o livro, tens como enviar algum exemplar pelo correio? Se puderes, passo meu andereço aqui em SM. Só me dizer o preço do livro e quanto gastou com a postagem que faço um depósito ou envio por correspondência mesmo.
Se não for possível, adquiro o meu na feira. Por falar nisso, se não for pedir muito, gostaria que meu espaço ficasse no sábado à noite, por conta das aulas. Também pelo compromisso das tantas pessoas que virão de fora pra prestigiar.

Um abraço!

Diego Neves disse...

"...das tantas pessoas que virão de fora..."
Nada de "estrelismo". É família, e gente próxima mesmo. Heheh

Abç!