terça-feira, 26 de agosto de 2008

PESQUISA ELEITORAL

A primeira pesquisa eleitoral realizada em Santiago pelo INDEX causou surpresas e reclamações. Como resultado mais surpreendente para a maioria dos santiaguenses foi Sandro Palma aparecer na frente de Vulmar Leite (com uma diferença considerável). As principais reclamações ficaram por conta do candidato Júlio Prates, que denuncia a não cientificidade da pesquisa. Gostaria muito de mensurar o efeito (positivo ou negativo) que uma pesquisa dessas pode causar nas urnas. A priori, tenho minhas dúvidas. O eleitor não pode ser tão leviano a ponto de mudar seu voto influenciado por meros percentuais. Com a eleição, em 5 de outubro de 2008, todas as dúvidas serão dirimidas, e as queixas justificadas ou não. As urnas comprovarão a cientificidade das pesquisas ou não. No dia 6 de outubro, lembremo-nos disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Froilam!

Você é contraditório, em alguns manifestações(dos estudantes, por exemplo)substima "o povo"(os estudantes, os poetas) em outras supestima 9os eleitores).
Acreditar que as pesquisas não mudam voto é negar a influência dos meios de comunicação. Ao indicar um candidato em segundo lugar é desviar o debate do primeiro. É possivel fazer uma pesquisa honesta porém com dados incorretos, com pesos e amostras não representativos.
Como seres culturais(históricos)os aspectos sociais nos condicionam, portanto uma pesquisa, se bem feita, mostra a realidade do momento e indicando aos eleitores e candidatos rumos a serem seguidos.
Mesmo estando distante, não posso crer que um ex-prefeito e também o representante do partido do presidente, não tenha expressão eleitoral na cidade.

Zolin

Anônimo disse...

Eu só voto pra ganhar.

Carolina Cabral Velasco Silva disse...

As pesquisas eleitorais em nosso país são frágeis e tendenciosas já que mostram claramente em diferentes aferições de diferentes institutos diferenças discrepantes e números nada parecidos.

Em um país onde poder econômico e financeiro atua de forma persistente é difícil vermos as pesquisas com resultados genuínos e sérios.