sábado, 24 de maio de 2008

RICA PETROBRAS

Desde a semana passada, a mídia veicula que a PETROBRAS é a terceira empresa mais rica da América, ultrapassando a Miocrosoft. Seu faturamento nos dois últimos anos margeia a bagatela de 50 bilhões de reais. Um dos fatores responsáveis por esse lucro todo é o aumento nos produtos refinados pela empresa. O óleo diesel, por exemplo, o preço do litro já ultrapassa 2,20 reais. Os consumidores diretos estão ligados ao transporte de carga e de pessoal (caminhões e ônibus). Todos os brasileiros somos os consumidores indiretos desse combustível. Em síntese, pagamos para a PETROBRAS ter lucro. Não há motivo para nos orgulharmos com a notícia de que essa estatal é uma das empresas mais ricas do mundo.

Um comentário:

Ivan Zolin disse...

Froilam!

Devemos sim comemorar a terceira posição, entre as maiores empresas do mundo, pela Petrobras. Mais ainda por ser genuinamente brasileira, fruto da luta de muitos,inclusive da classe intelectual de sua época.
Graças a pressão popular não foi entregue a grupos econômicos pelo governo anterior a preço vil como ocorreu com a Vale do Rio Doce. O valor da Vale hoje é no mínimo dez vezes maior, só de ativos sem considerar investimentos. Não tenho os dados de memória mas sem medo de errar poderia dizer que foi um negócio de compadre essas privatizações.
Os Fundos de Pensão e o BNDES entravam com o dinheiro, os compradores com o nome, assim até eu compraria, lamento que o meu nome não tenha tanto poder assim.
Não sou um especialista em preços de potróleo e derivados, mas sem dúvida nenhuma o setor terá enorme crescimento nos próprimos cinco anos. O Brasil caminha para ser um dos grandes produtores mundiais.
O lucro da Petrobrás não está diretamente relacionado ao preço dos derivados, mas sim ao preço internacional do barril.

Ivan Zolin

p.s.: lembre-se grandes pensadores e brasileiros de sua época desafiaram o mundo e criaram a Petrobras, coisa que hoje a Bolívia está tentando realizar.