sexta-feira, 9 de maio de 2008

ALGO EM COMUM

POR ACASO, VOCÊ CONHECE CACHORRO QUE MATA OVELHA? POR ACASO, CONHECE PORCO ROCEIRO (CONFORME DEFINE HOUAISS, "QUE PENETRA NAS ROÇAS E AS DEVASTA")? QUEM NASCEU E SE CRIOU NO INTERIOR SABE QUE ESSES DOIS ESPÉCIMES MORREM MAIS CEDO DO QUE DETERMINARIA O DESTINO OU A VONTADE DE SEU DONO. O PRIMEIRO, COITADO, GERALMENTE RECEBE UMA CARGA DE CHUMBO NA CABEÇA. O SEGUNDO ENTRA PARA O CHIQUEIRO (QUE OS CHIQUES CHAMAM DE POCILGA), LUGAR ESPECIALMENTE PREPARADO PARA A ENGORDA. FELIZ POR CONSUMIR A MELHOR RAÇÃO, QUAL O MILHO JÁ DEBULHADO, ACABA NA PONTA DE UMA FACA AFIADÍSSIMA. OS HOMENS, EM MUITOS ASPECTOS, SÃO PARECIDOS COM PORCOS E CACHORROS. A DESPEITO DA RACIONALIDADE QUE OS DISTINGUE, EM CERTAS OCASIÕES ELES SE COMPORTAM COM TAL FREQÜENCIA E IRREDUTIBILIDADE QUE SE PARECEM COM CACHORRO QUE MATA OVELHA OU COM PORCO ROCEIRO. UM EXEMPLO QUE PODE SER OBSERVADO EM NOSSA BLOGOSFERA (PARA NÃO IR MAIS LONGE) CONSTITUI O COMENTARISTA ANÔNIMO. ENTRE TODOS OS DEFEITOS QUE ALBERGA SUA PERSONALIDADE, O INSTINTO PERVERSO TRANSCENDE A INOCÊNCIA DA ALIMÁRIA. (PARA QUEM FOI CAPAZ DE EMPREGAR O TERMO "SERPENTÁRIO", "ALIMÁRIA" NÃO SERÁ UM PROBLEMA.) SUA IGNORÂNCIA NÃO É DE NATUREZA LINGÜÍSTICA, MAS PSICOLÓGICA, EMPÁTICA, POR PENSAR QUE EU SEJA INCAPAZ DE ESCORRAÇÁ-LO DO ANONIMATO. EM BREVE, TEREI O PRAZER DE ANUNCIAR SEU NOME, AINDA QUE ISSO POSSA RESULTAR NUMA GRANDE INIMIZADE. AS FERRAMENTAS DO PRÓPRIO BLOG OFERECEM UMA FORMA DE "MATAR" O ANÔNIMO, CONSISTE EM MODERAR OU OCULTAR COMENTÁRIO. MAS ISSO SERIA UMA COVARDIA DA MINHA PARTE (EM RELAÇÃO A ELE). ETICAMENTE INCORRETO (EM RELAÇÃO ÀQUELES QUE DESEJAM INTERAGIR COM SERIEDADE).

2 comentários:

Fátima Moraes disse...

Oi Froilam
Deixo aqui minha indignação quanto aos comentários de anônimos no teu blog. Concordo com o que vc postou e a algum tempo vinha pensando em te dar parabéns pelas postagens. Certamente o infeliz não tem capacidade suficiente ou ainda não sabe assinar (escrever ) o próprio nome. Um bjão p vc.

Fátima disse...

Caro Froilam,
sempre me refugio em Nietzsche, quando o mundo me fere. E, transcrevo para ti um pequeno excerto de "Assim Falou Zaratustra", que a meu humilde ver define a posição dos anônimos, dos caluniadores e etc que andam por aí: " Nobre te sentes ainda, e nobre te sentem também os outros ... Fica sabendo que, para todos, aquele que é nobre é uma pedra no caminho."
Em suma, é inveja do teu trabalho, do teu sucesso, da tua inserção social.
Um abraço e que a Graça Divina esteja sempre contigo.
Fátima Friedriczewski