domingo, 2 de dezembro de 2007

TIPOS DE ARTIGOS DE BLOG

Pensando no famoso "branco" que nos acomete de vez em quando, bem como evitar o mesmismo, resolvi transcrever o que encontrei na Internet acerca dos tipos de artigos que se publicam em blogs.
20 TIPOS DE ARTIGOS DE BLOGS
* Instrutivo - Artigos instrutivos dizem às pessoas como fazer alguma coisa. Os artigos do IP Legal, por exemplo, são interessantes tanto no curto prazo (ou seja, leitores leais adoram os artigos, e farão referências a eles) quanto no longo prazo (uma das razões pelas quais as pessoas fazem buscas na web é encontrar como fazer coisas, e se você consegue um pagerank alto com suas dicas poderá ter bastante fráfego por um prazo dilatado.
* Informacional — Este é o tipo mais comum de artigos de blog, onde você simplesmente informará sobre um assunto. Pode ser uma simples definição ou uma explicação mais ampla sobre algum aspecto do nicho para o qual você está escrevendo. Esta é a razão do sucesso de sites como o wikipedia.
* Resenhas — Outro termo altamente procurado na web é ‘review’ (resenha). Há quem, sempre que pensa em comprar um novo produto faz uma busca no Google, na expectativa de ler uma resenha antes de sair de casa. Resenhas vêm em todas as formas e tamanhos e sobre virtualmente qualquer produto ou serviço imaginável. Dê a sua opinião honesta e inspirada e pergunte aos leitores qual a opinião deles. Resenhas podem ser artigos poderosos, com uma grande longevidade.
* Listas — Um dos jeitos mais fáceis de escrever um artigo é fazer uma lista. Artigos contendo algo como ‘As Dez Melhores Maneiras para…’, ‘7 Razões por que…’, ‘5 Coisas Mais Adoráveis em…’, ‘53 erros que os blogueiros cometem quando…’ não são apenas fáceis de escrever, mas normalmente são muito populares com leitores e quando buscando links de outros blogueiros.

Se você começar com uma lista curta (cada ponto como uma frase ou sentença) e então desenvolver cada um em um parágrafo ou dois, você terminará com uma série de artigos que vão durar alguns dias.
* Entrevistas — Às vezes, quando você fica menos inspirado para escrever artigos legais, pode ser uma boa idéia deixar alguém de fora soltar o verbo numa entrevista (ou um artigo de convidado). Esta é uma grande maneira de não apenas dar aos seus leitores a opinião relevante de um especialista, mas talvez de aprender alguma coisa sobre o assunto que você escolheu para escrever. Uma dica se você estiver abordando pessoas para uma entrevista em seu blog: não atulhe o convidado de perguntas; uma pergunta ou duas são provavelmente mais eficientes, para obter uma resposta de interesse seu e de seus leitores, do que uma longa lista de questões mal formuladas.
* Estudos de Caso — Outro tipo de artigo bem popular são aqueles em que você pega o trabalho de outra pessoa (outro blog, quem sabe) e mostra aos leitores como eles fazem alguma coisa específica (como posicionam elementos na página, como redigem seus textos etc.). Na maior parte dos casos serão artigos quase que como resenhas, mas nada impede que você acrescente informações sobre o que mudaria no trabalho do outro, o que faria para melhorá-lo.
* Perfis — Perfis são semelhantes ao estudo de caso, mas focam numa pessoa em particular. Escolha uma personalidade interessante no seu nicho e faça uma pesquisa sobre ela para apresentar aos seus leitores. Mostre como elas alcançaram o ponto em que estão e escreva sobre as características que elas têm e as outras pessoas podem vir a desenvolver para, também, serem bem sucedidas.
* Link Posts — Os bons artigos com links são os favoritos de muitos blogueiros, e a questão principal destes artigos é encontrar outros sites e fazer links apontando para eles, com ou sem explicações sobre por que você está linkando, um comentário sobre o seu ponto de vista com relação ao assunto, e/ou uma citação do artigo. Claro que adicionar seus próprios comentários torna esses artigos mais originais e úteis para seus leitores. Quanto mais original o conteúdo melhor, mas não pense que isto deva ser uma obsessão.
* Artigos ‘Problema’ — Outro termo buscado com freqüência no Google, em conjunto com nomes de produtos, é a palavra ‘problemas’. Estes são similares às resenhas, mas focam principalmente os aspectos negativos do produto ou serviço. Não escreva uma peça dessas meramente por escrever. Mas se você encontrar um problema real em alguma coisa, estes artigos podem trabalhar para você.
* Duas Opiniões Contrastantes — A vida é cheia de decisões entre duas ou mais opções. Escreva um artigo comparando dois produtos, serviços ou abordagens que delineia os aspectos positivos e negativos de cada escolha. De certa forma estes são artigos do tipo resenha, mas com um foco um pouco mais amplo.
* Desabafos — Torne-se passional, agite-se, diga o que lhe passa pela cabeça, e diga do jeito que sair. Desabafos só ótimos para começar uma discussão, e causar um pouco de controvérsia. Eles podem até ser um tanto divertidos se você os fizer no espírito certo. Só fique atento, porque um desabafo pode ser o começo de uma série de comentários ofensivos, e normalmente no calor do momento que a gente diz para depois se arrepender, e isso pode refletir muito em nossa reputação.
* Inspiracional — No reverso do desabafo raivoso (nem todo desabafo tem que ser raivoso) estão os artivos inspiracionais e motivacionais. Conte uma história de sucesso ou pinte um quadro do que poderia ser. As pessoas gostam de ouvir coisas boas, porque isso as motiva a persistir no que estão fazendo. Encontre exemplos de sucesso em sua própria experiência ou acerca de outros, e solte o verbo.
* Pesquisa — Às vezes pode ser interessante pesquisar através de dezenas de blogs, sites, situações, para enumerar características de um determinado objeto de pesquisa. Principalmente se você chegar a conclusões interessantes que inspirem as pessoas a referenciarem você.
* ‘Colagens’ — Estes artigos são uma estranha combinação de artigos de pesquisa e de links. Você escolhe um assunto que acha que seus leitores vão achar útil e pesquisa o que os outros já disseram a respeito. Uma vez que tenha encontrado tais opiniõe, você junta as idéias de todo mundo (freqüentemente com breves citações) e amarra tudo com alguns comentários seus, para traçar as linhas gerais que você identifica.
* Previsões — Vemos muito disso no fim do ano, quando as pessoas fazem seu "balanço de ano novo" e olham para o ano vindouro e prevêem que desenvolvimentos podem acontecer no seu meio nos próximos meses.
* Artigos Críticos — Artigos de "ataque" sempre fizeram parte da atividade de "blogar". Mas atualmente talvez seja preferível uma crítica do que um ataque. Talvez a linha divisória entre uma e outro seja bem tênue, mas sempre é bom procurar encontrar aspectos positivos no que os outros fazem, e sugerir algumas alternativas construtivas para o que a gente não gosta no trabalho alheio. Particularmente, não vejo vantagem em atacar (principalmente o ataque pelo ataque), uma vez que o que a gente vê fora normalmente (para não ser pedante ao dizer sempre) é só um reflexo do que a gente é por dentro. Em outras palavras, creio que as pessoas estejam fazendo uma bela autocrítica no momento em que partem para o ataque de outrem.
* Debates — Sempre há quem adore um debate. Aquele clima de colher informação que será usada no momento oportuno para invalidar o argumento contrário, ou para fazer o outro pensar. Debates são legais para um blog contra todos, ou um blog contra… si mesmo (experimente, argumente em favor de um assunto, e contra ele no mesmo artigo; você pode terminar com um artigo bem balanceado).
* Artigos Hipotéticos — Artigos hipotéticos podem ser divertidos. Encontre algo que "poderia" acontecer e comece a desenrolar as implicações desse futuro do pretérito. "E se… O Google comprasse o Yahoo?", ou "e se Bill Gates resolvesse vender a Microsoft?", "e se…"
* Sátiras — No Brasil nem tanto, mas nos EEUU é comum as pessoas criarem blogs para escrever de forma satírica, ou parodiando políticos. Paródias e sátiras bem escritas podem ser poderosos fatores de satisfação dos seus leitores.
* Projetos — Escreva um artigo que envolva seus leitores; incite-os a participar, a comentar, sugerir, criticar. Você verá que desta forma acabará criando muito mais interesse e atratividade para os seus artigos.
Esta não é uma lista definitiva (como se isso fosse possível) sobre os tipos de artigos cabíveis num blog. Mas pode ser que ela sirva de inspiração para que você dê uma variada nos seus artigos. E pode ser que você não aproveite nada também, porque os blogs são como seus autores, têm personalidades bem definidas.
Enfim, não há regras, principalmente aqui no Blogarium, a não ser "escrever sobre o que gosta para gostar de escrever". O resto é conseqüência.

Um comentário:

Elis Minozzo disse...

Adorei essa postagem, acho que meu blog costuma ser uma salada mista, cada dia num estilo...


Abraços e tenha uma ótima semana.

Elis...