quinta-feira, 15 de novembro de 2007

TIPOS DE VERSO

MONOSSÍLABO:
Rua
torta.
ooo
Lua
morta.
oo
Tua
porta.
oo
DISSÍLABO:
Quem dera
que sintas
as dores
de amores
que louco
senti!...
- Não negues,
Não mintas...
- Eu vi!...
ooo
TRISSÍLABO:
Sempre viva...
que padece...
ooo
TETRASSÍLABO:
Na noite negra...
Do nosso amor...
ooo
PENTASSÍLABO (REDONDILHA MENOR):
Luz dos olhos meus!
Ao romper da aurora...
ooo
HEXASSÍLABO:
Desse calado irreal....
De me inclinar aflito...
ooo
HEPTASSÍLABO (REDONDILHA MAIOR):
Velha, grande, tosca e bela.
O luar no mar espraia.
ooo
OCTOSSÍLABO:
O campanário do deserto
Cheio de lúgubre misrio
ooo
ENEASSÍLABO:
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
ooo
DECASSÍLABO:
O tempo arrasta mil vagões por hora
num tiquetaque que de longe vem.
ooo
HENDECASSÍLABO:
Alvas pétalas do lírio de tua alma...
Estas cartas - estas flores desfolhadas...
ooo
DODECASSÍLABO (ALEXANDRINO):
Bailando no ar gemia inquieto vaga-lume:
quem me dera que fosse aquela loura estrela...

Um comentário:

Anônimo disse...

VLW ISSO SALVOU MINHA VIDA :d.