quarta-feira, 14 de novembro de 2007

MORRO DO CHAPÉU

No início dos anos oitenta, morei em Porto Alegre. Trabalhava e estudava de segunda a sexta, comia pouco, desenhava e lia muito. Resultado: era supermagro e cheio de idéias contraditórias na cabeça. Todos os sábados, pegava o trensurb para Sapucaia. Lá reencontrava meus parentes, matava a fome, jogava futsal e, principalmente, participava de um grupo de jovens na igreja São Pedro. Nossas reuniões ocorriam no sábado, quando nos preparávamos para animar a missa no domingo. A igreja lotava e nós cantávamos com alegria. Em certas ocasiões festivas, como Páscoa, Dia das Mães, Aniversário do JUNS - Jovens Unidos Nova Sapucaia (17 maio), Dia dos Pais, eu recitava meus poemas no altar. Liderávamos campanha do agasalho, fazíamos visitas a outras comunidades e passeios nos pontos turísticos da Grande Porto Alegre. Nunca me esqueço de uma tarde ensolarada, quando o grupo foi ao Morro do Chapéu (Morro de Sapucaia), bem próximo da cidade. Foi um tempo que marcou indelevelmente minha alma, dos mais felizes. Por que será que não voltei mais a esse lugar?

Um comentário:

Renato disse...

Amigo,

Tenho um pedido a lhe fazer... não cometa o mesmo erro que muitos, não divulgue de forma incorreta o nome do morro... apenas para esclarecer:
O Morro da foto é sim o Morro de Sapucaia, mas não é a mesma coisa que Morro do Chapéu, apesar de sua forma lembrar um chapéu.
O Morro do Chapéu (Também conhecido como Morro das Cabras)fica nas seguintes coordenadas: 51º04'26"Oeste, 29º49'33"Sul, se você olhar no Google Earth verá que não é o mesmo morro da foto.
Estou postando este comentário, para que as pessoas sejam bem orientadas e evite que no futuro seja cometido este equivoco por muitos.
Espero que retornes algum dia ao Morro de Sapucaia e quem sabe você já aproveite e visite o Morro do Chapéu que também é encantador.
Um grande Abraço
renatorodrigues300@gmail.com