quinta-feira, 1 de novembro de 2007

JORGE BALEEIRO DE LACERDA

Hoje tive o prazer de conhecer Jorge Baleeiro de Lacerda. Estava no escritório do Dr. Valdir, quando o homem chegou do Paraná (Francisco Beltrão). Ele é autor de Os Dez Brasis, um estudo do nosso país de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Jorge Baleeiro é um pesquisador há trinta e poucos anos, viajante incansável. Falou-nos dos livros raros que possui e das viagens que realizou pelo Brasil e pelo mundo. Perguntei-lhe se já passara por Bojuru - São José do Norte - Rio Grande. Disse-me que sim. Na Serra do Corvo Branco, entre Grão-Pará e Urubici (SC): sim. Em Santiago, veio seis vezes. Diz que controla essas visitas pelas anotações dos livros que ganha do Dr Valdir. Possui uma biblioteca de aproximadamente 10.000 volumes (98 sobre o Getúlio Vargas). Participou cinco vezes do programa de entrevista do Jô Soares. Amanhã, ele e seus amigos irão a Itaqui (fazenda que foi do Osvaldo Aranha), Uruguaiana, Barra do Quaraí (numa ilha do Rio Uruguai). Levamo-lo à Rua dos Poetas, mas se interessou mais pela livraria do Tide Lima, onde pediu livros acerca do tradicionalismo gaúcho. Um admirável bibliófilo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Jorge Baleeiro eh um cara mto inteligente... apesar de falar pouco!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lucas Braga disse...

Vi o Baleeiro no Jô! Que pessoa! Deu vontade de conhecê-lo!

Elx_MajoR disse...

Jorge Baleeiro e um cara incrivel! esteve em minha cidade, serra talhada - pe. Pena que so tomei conhecimento disto depois que ele ja tinha partido! gostaria de falar com ele!

Danilo Camargo disse...

Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente essa figura(Jorge Baleeiro) ele foi amigo de meu pai, apesar de minha familia na época ser muito pobre em Franciso Beltrão...gostaria muito de reencontrar essa lenda brasileira.

Adilson Tadeu de Arruda disse...

Tive o prazer de conviver com o Jorge Baleeiro na minha querida Francisco Beltrão,em meados dos anos 80.Trabalhei no jornal FOLHA DO SUDOESTE,do saudoso Idair Guancino.JORGE BALEEIRO bota intelegencia e disposição para percorrer esse Brasil.UM GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Ficamos satisfeitos com o seu sucesso e viemos parabenizá-lo.
Grande abraço.
Clevio ( da Ilha dos Pombos-Light)
colega do seminário Oblatos de Cristo Sacerdote - Monerat-RJ.

Ligia who? disse...

é possivel agora acompanha-lo pelo blog
http://osdezbrasis.blogspot.com/

divulguem!
Abraços

Ligia Baleeiro