sexta-feira, 19 de outubro de 2007

RAPIDINHAS (DE UM NÁUFRAGO)

Não é só comprar um novo modem: preciso fazer a sua configuração. Brasil Telecom (o Rodrigo não aparece), BrTurbo, seja lá que empresa for, é uma dificuldade.
oooo
Na madrugada passada, acabei de escrever os poemas para as debutantes do Grêmio. Onze meninas debutarão este ano. O texto constará do livreto de convite e será lido pelo apresentador na hora da debutante entrar no salão nobre.
ooo
Aulas no curso de Pós hoje e amanhã. Depois devo cortar um resto de grama. Amanhã: Premium - Reconhecimento pelo sucesso no Clube União.
ooooo
DESTAQUE NA LITERATURA - Na terça-feira passada, por ocasião da abertura do Santiago Encena, me foi entregue o troféu “Caio Fernando Abreu” – honraria concedida pelo destaque em Literatura. É dificílimo impedir que um pouco de vaidade se manifeste numa hora dessas, quando a referência constitui a própria pessoa de quem fala ou escreve. No meu caso, a simples escolha do tema (presente no título) já me coloca como regra, embora tenha reconhecido a dificuldade de aludir a si mesmo com isenção. Concordem ou não os leitores desta coluna, minha posição também se orienta aqui pela autocrítica, severa demais às vezes. Não posso negar esta honestidade, parafraseando o que Nietzsche escreveu em seu Zaratustra: ainda sou aquele que se acanha ao ver cair o dado a seu favor e que se pergunta “Serei um jogador trapaceiro?”. Outras pessoas também mereciam o troféu por mim recebido, sem que a escolha pudesse suscitar objeções (de q-q-q seja). Todavia, há sempre objeções, independentemente da escolha de A, B, C ou D. Elas expressam um inconformismo gratuito, nunca satisfeito naqueles que criticam por criticar (nada autocríticos). Contra esses, não é páreo a humildade – a negação do se-achismo. Para evitar o confronto, o melhor é a indiferença (a mais aristocrática das virtudes). Sobra mais lugar (e tempo) para agradecer aos que fizeram a escolha do meu nome, quais sejam, os representantes da Prefeitura, da URI, do Centro Cultural e da Secretaria de Educação e Cultura. Ao Dr. Valdir Amaral Pinto e à Mara Rebelo, destaques na Cultura e na Educação, respectivamente, minhas congratulações efusivas. Os três somos oriundos do 3º distrito de Florida. Muito obrigado, Santiago.

(Publicado na coluna do Expresso Ilustrado, edição de hoje)

Nenhum comentário: