domingo, 2 de setembro de 2007

UM POUCO DE PSICANÁLISE

Em 1982, fiz quase dois semestres de Artes Plásticas no Instituto de Belas Artes da UFRGS. Uma das disciplinas obrigatórias, Filosofia da Cultura, me atraiu mais do que as outras. O professor trabalhou o livro Totem e tabu, de S. Freud. Essa leitura me levou a mergulhar de cabeça nas outras obras do criador da Psicanálise e nos pós-freudianos (Alfred Adler, C.G.Jung, Otto Rank, Karen Horney e, principalmente, Erich Fromm). De todos esses, achei interessante o complexo de inferioridade em Adler, o trauma do nascimento em Ranck e quase tudo em Fromm. Reli vários de seus livros, como Psicanálise da Sociedade Contemporânea, Ter ou ser?, Sobrevivência da humanidade, Meu encontro com Marx e Freud, O espírito de liberdade, O coração do homem, Da desobediência e outros ensaios, O dogma de Cristo e A arte de amar. Disponho de todos eles para emprestar. Jamais me esqueci deste pensamente de Fromm: Um dos ramos pelo qual o homem tentou negar ou refutar seu destino foi o da criação religiosa.
Mas o propósito inicial desta postagem era de citar alguns conceitos de Freud que me levou a ser um ardoroso estudioso da Psicanálise. Teoria, diga-se de passagem. Prática? Apenas a aplicada ao conhecimento de mim mesmo. Alguns tópico analisados por Freud e inclusos no Dicionário de termos psicanalíticos:
Agressão, agressividade - A tendência à agressão é uma disposição inata, independente e instintiva no homem.
Análise, Técnica da - Uma análise deve retroceder à primeira infância do paciente, porque foi então, enquanto o ego era fraco, que as repressões decisivas ocorreram.
Cultura - A palavra "cultura" descreve a soma de realizações e instituições que diferenciam nossas vidas das de nossos antepassados animais, e serve para dois propósitos, a saber, o de proteger a humanidade contra a natureza e o de regular as relações dos seres humanos entre si.
Educação - Educação pode, sem a menor hesitação, ser descrita como um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade.
Erotismo genital - Dissemos que o homem, havendo descoberto pela experiência, que o amor sexual lhe proporciona a maior gratificação, de forma que se tornou, com efeito, o protótipo de toda a felicidade.
Homossexualidade - A análise demonstra que em todos os casos, uma ligação homossexual com um objeto (objeto como alteridade) esteve presente em certa época e, na maioria deles, persistiu numa condição latente.
Liberdade - A liberdade individual não é um benefício da cultura. Era maior antes de qualquer cultura, ainda que, na verdade tivesse pouco valor naquele tempo, porque dificilmente o indivíduo estava em posição de defendê-la. A liberdade se submeteu a restrições, na evolução da civilização.
Neuróticos - Eles se queixam de sua doença, mas dão a máxima importância a ela e, quando acontece que lha subtraiam, a defendem, como uma leoa defenderia o seu filhote; não adianta censurá-los por sua contradição.
Sonho, o Dia do - Em todo sonho, nós podemos encontrar alguma referência à experiência do dia imediatamente anterior.
Sonhos de cair - Os sonhos de estar caindo são, mais freqüentemente, caracterizados pela angústia.
Sublimação - A sublimação é um processo que diz respeito à libido objetal e consiste no fato de um instinto se dirigir para outro fim, diferente e remoto daquele de gratificação sexual.
Tabu - O tabu é uma proibição muito primitiva, imposta de fora (por uma autoridade), e dirigida contra os mais fortes desejos do homem.

Nenhum comentário: