quarta-feira, 26 de setembro de 2007

HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS

Ontem recebi o livro Hipertexto e gêneros digitais (foto). Já li capa, orelhas, apresentação e o primeiro artigo, de Marcuschi (um dos organizadores, ao lado de Antônio Carlos Xavier). A relação de artigos é a seguinte: Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital (L. A. Marcuschi); E-mail: um novo gênero textual (Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva); A conversa na web: o estudo da transmutação em um gênero textual (Júlio César Rosa de Araújo); Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet (Fabiana Cristina Komesu); Linguagem da Internet: um meio de comunicação global (Fernanda Correa Silveira Galli); A análise do discurso em contraponto à noção de acessibilidade limitada da Internet (Cristina Teixeira Vieira de Melo); A comunicação interativa em ambiente hipermidia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital (Denise Bértoli Braga); Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto (Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante); Leitura, texto e hipertexto (Antonio Carlos Xavier). Marcuschi escreve: "Com as novas tecnologias digitais, vem-se dando uma espécie de 'radicalização do uso da escrita' e nossa sociedade parece tornar-se 'textualizada', isto é, passar para o plano da escrita". Tenho um propósito com essa leitura: escrever a monografia de Pós-Graduação (Leitura, Produção, Análise e Reescrita Textual). Outro livro que deverei fazer uma nova leitura é Cibercultura, de Pierre Lévy.

2 comentários:

Guilhes disse...

Ola Froilam. Obrigado pela leitura. Tu tem toda razão na tua observação. De fato, o que tu citou, também é um dos motivos pelos quais as películas nacionais parecem pouco críveis. A interpretação em frente a câmera é similar a interpretação do palco teatral, deixando tudo pouco convincente. A naturalidade da interpretação não existe e a imersão na hisória fica comprometida.
[]s

Anônimo disse...

Gostaria de saber se você pode enviar para mim uma cópia do texto "A comunicação interativa em ambiente hipermidia: as vantagens da
hipermodalidade para o aprendizado no meio digital", da professora DENISE BÉRTOLI BRAGA.
Sou mestrando do curso de Cognição e Linguagem na UENF (www.uenf.br) e minha pesquisa é sobre Ambientes Virtuais e Aprendizagem. Esse texto interessa muito a minha pesquisa.
Meu e-mail é marcosmoulin@yahoo.com
Obrigado pela atenção.