domingo, 19 de agosto de 2007

COMO SE AUTOCONHECER?

Krishnamurti, livre pensador indiano, me ensinou o verdadeiro significado do autoconhecimento, tudo o que dizem por aí, principalmente os livros de auto-ajuda, é frescura, excesso de sensibilidade, egolatria disfarçada. Não repetirei aqui o que disse Krishnamurti, não me lembro mais de seus ensinamentos. Contarei a experiência que vivi hoje de manhã, como ilustração do que seja o autoconhecimento. Convidado para participar da prova de tiro que a gincana realizaria neste domingo, aceitei de imediato. Há 13 anos, atiro de fuzil em olimpíadas militares. Em 2003, cheguei a ganhar a prova em São Luiz Gonzaga. Outra vez, fiquei em 3º lugar. Sempre estive entre os melhores atiradores. O líder da equipe do Sinapse ainda me perguntou se não conhecia uma mulher para participar da prova. Antes das onze horas, fui ao local da competição. Quando os atletas foram chamados, minha equipe tinha inscrito outro atirador (sem o conhecimento do próprio líder). Nesse exato momento, começo a perceber a emoção que se gerava em mim. O autopercebimento já é autoconhecimento. Noutros tempos, tal emoção se desenvolveria, mudando meu comportamento inclusive. Poderia ficar chateado de ter saído de casa domingo de manhã, não reestabelecido da gripe. Possivelmente, iria tirar satisfação às pessoas que me convidaram. Nada disso ocorreu. Assisti ao início da prova. Aquela emoção desapareceu com o simples percebimento (com a luz do conhecimento). No retorno para casa, cheguei na sede do Sinapse para representar que estava chateado. As pessoas ali reunidas jamais perceberiam meu sorriso revelador da farsa. Faço isso para perceber a emoção dos outros, com quem aprendo também. O fato de perceber uma emoção em sua origem, vê-la desaparecer dentro deste complexo feixe de emoções e sentimentos egoísticos, chamado Eu, me fez um pouco mais feliz hoje.

Um comentário:

Vivi disse...

Ahhh...duas coisas:
1) nunca te deixas ficar triste. Não sabias que tua alegria nos faz bem???

2) sim! aquele texto do pássaro é meu....