terça-feira, 28 de agosto de 2007

ASSIM FALAVA ZARATUSTRA

Em 1984, li Assim falava Zaratustra pela primeira vez. Desde lá, não parei mais de ler Nietzsche. O Prólogo do livro é apofântico, das páginas mais belas já produzidas em todos os tempos.
"Aos trinta anos deixou Zaratustra sua pátria e o lago da mesma, e dirigiu-se à montanha. Por um período de dez anos deu asas ao seu espírito e à sua soledade sem se cansar. Variaram, porém, os seus sentimentos, e uma bela manhã, levantando-se com a aurora, pôs-se frente ao sol e assim falou-lhe: 'Grande astro! Qual seria sua felicidade se lhe faltassem aqueles a quem ilumina? Faz dez anos que se aproxima da minha gruta e, sem mim, sem a minha águia e a minha serpente, estaria afadigado da sua luz e deste caminho. Nós, todavia, aguardávamos todas as manhãs, recolhíamos de você o supérfluo e o bendizíamos. Pois bem: já me sinto tão entediado da minha sabedoria, tal como a abelha que acumulasse excesso de mel. Sinto necessidade de mãos que se estendam para mim. Quisera dar e repartir até que os sábios voltassem a gozar da sua estultícia e os pobres da sua riqueza. Por esse motivo devo descer às profundezas, assim como você pela noite, astro ubérrimo de riqueza quando transpõe o mar para levar sua luz ao mundo inferior. Eu também devo descer, como você, conforme dizem os homens a quem quero dirigir-me. Abençoe-me, pois, olho benévolo, que pode ver sem inveja até uma felicidade grande em demasia! Abençoe a taça que quer transbordar, para que dela vertam as águas douradas, levando a todos os lábios a reprodução da sua alegria!' [...] Antigamente a alma olhava o corpo com desprezo, e nada havia superior a esse desprezo; queria a alma um corpo fraco, horrível, debilitado pela fome! Pensava assim libertar-se dele e da terra. [...] O homem é corda distendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo. [...] A grandeza do homem é ser ele uma ponte, e não uma meta. [...] Amo o que se acanha ao ver cair o dado a seu favor e que pergunta: 'Serei um jogador trapaceiro?' [...] É necessário possuir um caos dentro de si para dar à luz uma estrela brilhante. [...] Para separar muitos do rebanho, foi para isso que vim."

"O MEL QUE TENHO NAS VEIAS É QUE DEIXA MAIS ESPESSO O MEU SANGUE E MAIS SILENCIOSA A MINHA ALMA"

Nenhum comentário: